12 franquias baratas para trabalhar de casa – ou de qualquer lugar

As microfranquias, também conhecidas como franquias baratas, por ter um investimento inicial inferior a R$ 90 mil, cresceram na pandemia como alternativa ao desemprego ou encerramento de empresas. Uma boa parte dos negócios com esse perfil permite que o franqueado trabalhe em casa, em home office, ou até mesmo de qualquer lugar, pois não é preciso lidar presencialmente com os clientes.

Um dos cuidados que o empreendedor precisa ter antes de investir em uma franquia desse tipo é se certificar, por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF) e também com os franqueados atuais, se não há delimitação territorial para atuação. A existência de um limite territorial não é obrigatória pela Lei de Franquias.

“O mais comum em franquias virtuais é a inexistência de território definido para o franqueado, podendo os franqueados coexistirem e terem atividades num mesmo território sem imposição de restrições”, explica o advogado especializado no setor, Gabriel Villarreal. Ele ressalta, no entanto, que é dever do franqueador zelar pela coexistência dos negócios, inibindo práticas de concorrência desleal ou predatória dentro da rede.

O especialista sugere que o empreendedor interessado em abrir uma franquia para trabalhar de casa ou de qualquer lugar leia atentamente a COF. O documento é o primeiro a ser entregue pela franqueadora e, por lei, nenhum contrato pode ser assinado em um prazo de até dez dias do recebimento.

“Por fim, mas não menos importante, é de suma relevância fazer contato com franqueados ativos para saber mais sobre a operação e também com franqueados que já tenham se desligado do sistema de franquia para também saber sobre eventuais problemas que tenham ocorrido.” Por lei, a franqueadora é obrigada a ceder a lista de contatos dos franqueados ativos e de ex-franqueados que tenham saído há até dois anos do negócio.

Site referente a notícia:

https://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2021/05/12-franquias-baratas-para-trabalhar-de-casa-ou-de-qualquer-lugar.html